terça-feira, 14 de julho de 2009

Lavoisier e a Queda da Bastilha

Com a Revolução Francesa ocorreu também a Revolução Química. Antoine Lavoisier nasceu em 26.8.1743 numa família nobre francesa.
Ele não descobriu novas substâncias , mas realizou uma revolução na área científica. Em 1789 realizou uma publicação - O Tratado Elementar da Química - que foi o primeiro livro texto da Química Moderna.
Considerado o pai da Química , foi o primeiro a observar que o oxigênio em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. E deduziu baseado em reações químicas a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Se dedicou a inúmeras experiências químicas notáveis em sua época, e em 1789 era eleito deputado suplente dos Estados Gerais. Além disso resolveu comprar ações da Ferme Générale um sociedade que tinha o direito de cobrar impostos, dando previlégios à nobreza e ao alto clero, dilapidando as finanças do país. Tudo isto, dirigiu contra ele o ódio do povo,pois a gravidade da situação econômica levou o país ao caos.E, isto lhe custou a vida, foi guilhotinado em 8.5.1794.
A importância da queda da Bastilha marca a adesão das massas trabalhadoras com os deputados que queriam eliminar o antigo regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário